segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Comissão de Educação vota projeto que cria a bolsa-artista


Logo após a audiência pública que realiza às 10h desta quarta-feira (29), com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para saber os planos e diretrizes do ministério para os próximos anos, a Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) realiza reunião para avaliar pauta de 12 itens. Entre eles está o Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2011, que cria a bolsa-artista. A proposta, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), tem voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

A bolsa tem como objetivo "proporcionar formação e aprimoramento de artistas amadores e profissionais em diversas áreas de atuação", nos campos das "artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, em suas variedades eruditas e populares". As bolsas destinam-se ao desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não a projetos culturais específicos. Os candidatos precisam ter idade mínima de 12 anos na data da apresentação da candidatura. Os candidatos com menos de 18 anos devem estar regularmente matriculados em instituição de ensino ou já terem concluído o ensino médio.

A relatora explica que, "para se habilitar à concessão da bolsa, o candidato deve encaminhar, no ato da inscrição, um plano anual de formação ou aprimoramento no campo artístico e cultural em que atuar, contendo curriculum vitae, detalhamento das atividades a serem realizadas e os objetivos e metas a alcançar". A bolsa-artista será concedida pelo prazo de um ano. As inscrições para a obtenção da bolsa ocorrerão anualmente, mediante publicação em edital, e a seleção dos contemplados será feita por uma comissão composta por representantes do governo federal e de entidades vinculadas à comunidade artística nacional. A proposta será votada em decisão terminativa na CE.

Ainda na pauta da comissão está o PLS 504/2011, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que estabelece números máximos de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental e médio. De acordo com a proposição, as turmas de pré-escola e dos dois anos iniciais do ensino fundamental terão até 25 alunos, enquanto as demais terão até 35 alunos. A relatora, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), apresentou voto favorável à aprovação da matéria, que também tem decisão terminativa na CE.

A CE examina ainda duas propostas que homenageiam senadores mineiros falecidos nesta Legislatura. O Projeto de Resolução 39/2011 denomina Museu Histórico Senador Itamar Franco o Museu Histórico do Senado Federal. De autoria do presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), a proposta tem voto favorável do relator, senador Pedro Simon. Já o PLS 602/2011 denomina "Rodovia Senador Eliseu Resende" o trecho da BR-494 entre o município de Oliveira (MG) e o de Angra dos Reis (RJ). O parlamentar era natural da cidade mineira. A proposta, de autoria do senador Clésio Andrade (PR-MG) - suplente de Eliseu -, tem voto favorável do relator, senador João Ribeiro (PR-TO), e também tem decisão terminativa na CE.

Fonte: Agência Senado

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Deputadas comemoram 80 anos do voto feminino e pedem mais espaço na política


Passadas oito décadas desde que as brasileiras conquistaram o direito de votar, integrantes da bancada feminina da Câmara ainda cobram uma maior participação das mulheres na política. O assunto voltará à tona neste ano, em razão das eleições municipais, e será também um dos temas a serem discutidos na Casa no próximo Dia Internacional da Mulher (8 de março). O lema deste ano será “80 anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder”.
As parlamentares citam avanços recentes – como a eleição da presidente Dilma Rousseff e da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como primeira mulher a integrar a Mesa Diretora da Câmara –, mas criticam o baixo número de mulheres no Parlamento. Atualmente, dos 513 deputados em exercício, apenas 46 são mulheres.
“Passou muito tempo, quase 80 anos, para que conseguíssemos, apenas em 2010, eleger a primeira presidente da República. Somos sub-representadas no Congresso, nos sindicatos e nos partidos políticos”, diz a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).
Erundina é autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 590/06, que reserva uma vaga nas mesas diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões do Congresso para mulheres. A PEC aguarda análise do Plenário.
Na opinião de Erundina, a sub-representação política das mulheres repercute em áreas como saúde, trabalho e educação.
Reforma política
Para a coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), é preciso haver maior participação das mulheres na política. “Democracia é a participação do povo, e 52% do eleitorado brasileiro são mulheres”, afirma.
Aumentar essa participação, na avaliação de Pietá, depende de algumas mudanças defendidas pela bancada feminina. Uma delas seria uma maior presença do Estado na educação dos filhos, por meio de creches para crianças pequenas. Para a deputada, essa medida facilitaria a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política.
Outras medidas incluem um maior espaço das mulheres nos partidos e a reforma política, com a aprovação de uma lista fechada de candidatos, com paridade entre homens e mulheres.
A deputada Sandra Rosado (PSB-RN), primeira representante da bancada a participar de uma reunião do Colégio de Líderes, também defende a aprovação de uma reforma política que garanta mais igualdade entre os gêneros.
“Há muita discriminação da mulher dentro dos partidos, na Mesa Diretora. Eu defendo uma disputa igual entre homens e mulheres na política, até com percentuais iguais de participação.”
Para Luiza Erundina, no entanto, a criação de cotas é um indicativo da discriminação existente. Mais do que cotas, ela defende igualdade na disputa. “No dia em que a mulher tiver igualdade de condições para disputar o poder, não importa que ela seja minoria. A luta das mulheres é uma luta da democracia, da modernidade do mundo.”

Fonte: Agência Câmara

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estudantes já podem se inscrever em lista de espera do ProUni

A partir de hoje (22), os estudantes que se inscreveram para disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e não conseguiram o benefício podem se cadastrar na lista de espera. O instrumento será usado pelas instituições de ensino para preencher as bolsas que tenham sobrado.
Os estudantes devem acessar o site do programa e clicar na opção “manifestar interesse na lista de espera”. O prazo se encerra sexta-feira (24). Nesta edição, o ProUni ofereceu 194 mil bolsas de estudo e mais de 1,2 milhão de alunos candidataram-se para receber o benefício.
Para participar do ProUni, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em colégio particular com bolsa integral. As bolsas integrais são destinadas àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já o benefício parcial pode ser pleiteado por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

fonte: Agência Brasil

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vem pra UJS!!!

Aqui, na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo Socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão "os meninos e o povo no poder...". Nela estará hasteada bem alta a bandeira do Socialismo e, nas faces, estampada a nossa alegria.

(Manifesto da UJ)


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

“A grande mídia imprime no inconsciente coletivo uma visão deformada do mundo”


Livro Latifúndio midiota, do jornalista Leonardo Severo, foi lançado no Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS)

A crítica à manipulação da sociedade feita pelos grandes meios de comunicação e o papel democrático que cumpre o jornalismo alternativo. Com o debate sobre essa dupla face da mídia, o jornalista Leonardo Severo lançou seu novo livro. Sob o título Latifúndio midiota: crise$, crime$ e trapaça$, a obra traz artigos e matérias nacionais e internacionais sobre temas da luta dos trabalhadores e movimentos sociais.

Com extensa trajetória no jornalismo de resistência, Leonardo é redator do jornal Hora do Povo, assessor na área de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de colaborador do jornal Brasil de Fato. O livro inaugura o selo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O lançamento ocorreu em 27 de janeiro durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS). Outro lançamento está marcado para 7 de fevereiro, em São Paulo (SP), a partir das 18:30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509). O livro pode ser adquirido nas livrarias ou pela internet.

Como Leonardo salienta, sua obra é acima de tudo um livro militante, comprometido com a defesa do Brasil, de seu povo e da classe trabalhadora.

Leonardo, você poderia fazer uma breve apresentação do que os leitores irão encontrar no seu livro?

Leonardo Severo – Latifúndio midiota é um livro que faz uma reflexão sobre os descaminhos e a manipulação da mídia em nosso país. São conglomerados de comunicação que imprimem no inconsciente coletivo uma visão deformada do mundo. Na nossa visão, jogam para cultuar valores egocêntricos e individualistas, banalizando a violência, a mulher e as relações sociais, no sentido de manter a dominação de uma casta – que é o setor financeiro ao qual ela serve. Então, Latifúndio midiota reúne artigos publicados sobre Venezuela, Bolívia, Cuba, Paraguai e sobre o próprio Brasil no âmbito da construção de uma postura mais social e coletivista.

O que na sua experiência como jornalista o levou até a construção dessa obra?

A minha experiência indica que esses artigos que foram publicados na internet mereciam ser melhor trabalhados e debatidos. E que nesse momento de discussão do novo marco regulatório da comunicação era uma oportunidade para debater determinados temas. O livro dialoga com a necessidade de nós fortalecermos o papel protagônico do Estado – na indução ao desenvolvimento, no estímulo à empresa nacional, ao emprego e ao fortalecimento dos salários. Com isso, nós damos visibilidade a análises críticas que não aparecem nos meios de comunicação da grande mídia. O livro é uma forma que eu encontrei de sistematizar essa denúncia e de fazer uma conclamação. É um livro militante.

Qual dos artigos e matérias você destacaria como representativo do livro?

Um dos artigos que eu gosto muito é um no qual eu sistematizei uma visita que fi z à Palestina em 2001, onde me encontrei com [Yasser Arafat (1929-2004), então presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)]. Na época a ministra de Educação superior palestina, Hanan Ashrawi, falava que as principais vítimas das balas de aço revestidas com borracha dos israelenses eram os olhos das crianças palestinas. O livro traz fotos dessas balas, do que elas faziam no cérebro das crianças. Era uma coisa bastante cínica, que era para cegar e não matar. Isso era o resultado da segunda Intifada do levante popular árabe-palestino. Essa é uma das reportagens que eu acho que dá bastante visibilidade a um tema que é totalmente manipulado pelos grandes meios de comunicação.

Você poderia relatar também alguma matéria brasileira presente no livro?

Uma matéria que nós fizemos sobre o Marcos Antonio Pedro, que foi um indígena de etnia Terena, na cidade de Sidrolândia, no interior do Mato Grosso do Sul, onde ele foi literalmente moído dentro de um frigorífi co avícola da multinacional Cargil. Esse trabalhador foi acusado de ter se suicidado. Ele caiu [em uma máquina] porque não havia as mínimas condições de segurança. A empresa, de uma hora para outra, modificou todo o local do crime. Quando ele caiu, nós temos relatos de que disseram “bom, vamos abrir por baixo [do equipamento] para tentar socorrê-lo”, mas o fiscal da empresa disse: “não, porque isso vai parar a produção”. A partir disso, nós nos dirigimos até a aldeia de onde ele era proveniente. Conseguimos reconstituir as últimas horas [de vida dele] e comprovar que na verdade Marcos tinha um grande apego pela vida. Conversei com a companheira dele, com as fi lhas. Eu tenho um orgulho muito grande do livro porque ele procura abrir espaço aos que não têm voz. (Radioagência NP)

SERVIÇO
Título: Latifúndio midiota: crime$, crise$ e trapaça$
Autor: Leonardo Wexell Severo
Editora: Papiro
Nº de páginas: 136
Preço: R$ 20,00

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O encontro da União da Juventude Socialista em Tarauacá


Hoje dia 12 de fevereiro de 2012 foi um grande dia, foi o encontro da União da Juventude Socialista (UJS) em Tarauacá, com a participação de delegações dos Municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e da capital Rio Branco. No encontro foi discutido o posicionamento da UJS diante das grandes gestões que envolvem a juventude Brasileira, Acreana e especial, a juventude da região.
O encontro discutiu a necessidade de uma efetiva integração política e cultural da UJS no estado, contribuindo assim, para fortalecer os laços de amizades e a realização de ações conjuntas, em defesa do desenvolvimento econômico, social ou cultural no estado.
Estiveram presentes também, o professor Accioly, Vereador Manoel Monteiro, o Pré-candidato do PCdoB Chagas Batista dando suas palavras e ajudando no reposicionamento da União da Juventude Socialista aqui em Tarauacá e na região. Deixando claro que nós jovens precisamos nos mobilizar, nos fortalecer e ir à luta, porque precisamos de espaço, respeito e reconhecimento.
A união da Juventude socialista tem por objetivo: “Defender e conquistar direitos da juventude à liberdade, ao trabalho, educação, saúde, esporte e cultura” sendo assim estamos juntos em defesa de nossos ideais, precisamos ajudar a moralizar a gestão de nossa cidade e apontar os caminhos do desenvolvimento. Precisamos nos reposicionar de maneira correta e consciente, contribuindo para crescimento ideológico e politico dos nossos militantes. A UJS é uma entidade que nunca fugiu das lutas e tem grande tarefa a cumprir. Para isso precisamos convencer, empolgar e ganhar não só nossos militantes, mas principalmente a grande massa da juventude trabalhadora, desempregado, artista, desportista e estudantil.
O encontro foi encerrado em clima de muita empolgação e entusiasmo. Novos encontros serão realizados nos próximos meses em vários municípios. A UJS, certamente desenvolverá um papel destacado nas grandes lutas do povo acreano, no ano de 2012.












































quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Encontro de idéias


A união da Juventude socialista realiza neste domingo em Tarauacá, um encontro entre os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó e Tarauacá. O encontro objetiva fortalecer o intercambio político e cultural da juventude na região, avaliar as condições organizativas e o protagonismo juvenil que a UJS pode jogar no processo eleitoral deste ano.

Chagas Batista

Parabéns para a nossa militante Claudia


Ontem foi aniversário dela, toda paz, amor e felicidades, ontem, hoje e sempre. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Mobilização Juvenil não pára, Dia 12 será a vez de Tarauacá

Depois da bela plenária da UJS- União da Juventude Socialista em Rodrigues Alves, que contou com os Municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, agora é a vez de Tarauacá.

Estar marcada para o dia 12 de Janeiro, a grande plenária Regional da UJS do Vale do Tarauacá-Envira. A idéia é trazer a moçada de Feijó, Jordão se juntando a grande militância de Tarauacá que sediará esse importante encontro para o fortalecimento de nossa entidade. 

O presidente da UJS de Tarauacá; Célio Antônio tem a importante tarefa de conduzir e articular essa importante atividade, que contará ainda com as presenças do presidente da UJS de Cruzeiro do Sul; Jacson Queiroz, da Presidente da UJS de Rodrigues Alves; Terezinha Fernandes, do Presidente da UJS De Mâncio Lima; Valmiro e do Diretor Estadual; Francisco Panthio entre outras autoridades políticas que serão convidadas.

A Juventude dos município de Tarauacá assim como a do vizinho Feijó, vivem sem muitas espectativas de futuro. Com administrações paternalistas e que excluem as políticas públicas de juventude das suas prioridades, estão insatisfeitos com os crescentes indices de violência e consumo de drogas. Não podemos achar que é normal, as famílias terem que se acostumar com tais acontecimentos. Essas cidades são constituídas de pessoas trabalhadoras e que dão duro diarimente; na tentativa de desfrutarem de um futuro que almejaram aos seus filhos.

A UJS é uma entidade de luta, que acredita no potencial da juventude. Sabemos das adversidades que a sociaedade regida por esse sistema capitalista e cruel nos impõe, mas é justamente para mudar a realidade; que fazemos um chamado a juventude. Chamado esse para nos enganjarmos nessa, que é uma luta de todos nós.

Vamos dizer juntos, que precisamos ajudar a moralizar a gestão de nossa cidade e apontar os caminhos do desenvolvimento, seja; econômico, social ou Cultural. É hora da juventude começar a dizer que não queremos apenas ocupar as páginas policiais, mas sim; como parâmetro de idéias e pessoas que podem mudar essa triste realidade.

A UJS do Acre, tem uma árdua missão este ano. Precisamos nos fortalecer, nos unificarmos e apresentar como alternativas para melhorar o legislativo em todas as cidades deste estado. Tanto em Tarauacá, Feijo e Jordão, temos bons quadros de jovens preparados para tal tarefa.

Só precisamos nos reposicionar de maneira correta e madura, pois será um teste ao nosso crescemento ideológico e político. Mas para uma entidade que nunca fugiu das lutas, certamente cumpriremos nosso papel. Para isso, precisamos convencer,empolgar e ganhar não só nossos militantes, mas desde o jovem trabalhador, desempregado, artista, desportista ou estudante.

Sendo assim, Nossa luta não será em vão!!!!


Por; Claudione Souza (Diretora de comunicação da UJS Taraucaense)