quarta-feira, 25 de junho de 2008

Manuela d'Ávila prestigia UJS em discurso para membros da Câmara dos Deputados.


Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados, tenho a honra de vir hoje a esta tribuna, para trazer ao conhecimento desta Casa os debates que mobilizaram milhares de jovens este ano. Estes jovens participaram das diversas etapas do 14º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista – UJS, entidade da qual eu faço parte com muito orgulho.
Participaram deste 14º Congresso 82 mil jovens, entre militantes e novos filiados, de 780 cidades. A UJS é uma das maiores entidades do movimento social do país, e uma das maiores entidades juvenis do mundo, tendo hoje 130 mil filiados.
Participaram deste 14º Congresso 82 mil jovens, entre militantes e novos filiados, de 780 cidades. A UJS é uma das maiores entidades do movimento social do país, e uma das maiores entidades juvenis do mundo, tendo hoje 130 mil filiados.
Nos honraram com sua presença o vice-presidente da República, José Alencar, o secretário geral da Presidência, Luiz Dulci e o ministro do esporte Orlando Silva, representantes das juventudes partidárias do PT, PDT, PSB, representantes da UNEGRO e da UNE. Além de contarmos com a presença de várias delegações estrangeiras.
Os 1215 delegados reunidos em São Paulo, discutiram propostas para as políticas públicas de juventude, cultura, emprego e principalmente o socialismo com a cara da juventude e do Brasil.
Fundada em 1984, a UJS foi presidida pelo ex-presidente desta casa, deputado Aldo Rebelo e tem sido uma escola para milhares de jovens que querem mudar o nosso país através da política. Digo com muito orgulho que a UJS continua sendo minha referência. A ousadia é uma característica própria da juventude e a UJS é uma entidade que valoriza e estimula a ousadia, a coragem, a criatividade dos jovens.
A UJS mudou seu estatuto e agora aprofundou ainda mais seu caráter democrático, ampliando o espaço das diversas frentes de atuação da juventude como o hip-hop, glbtt, cultura, ciência e tecnologia, esporte.
Termino esta comunicação destacando o trecho final do manifesto da UJS, que em minha opinião resume muito bem as propostas e objetivos da nossa entidade:

"É para construir esta vida nova que te convidamos. A solidão não cabe para nós, pois vivemos a luta deste tempo – cruel sim, mas também desafiador. Juntos escreveremos a história desse novo Brasil que desejamos. Aqui, na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão 'os meninos e o povo no poder...'. Nela estará hasteada bem alta a bandeira do socialismo e, nas faces, estampada a nossa alegria".
Muito obrigada.


Deputada Manuela d´Ávila


Nenhum comentário: